A cada ano a TI tem se tornado mais importante, porém ainda existem empresas que tem uma visão errada da importância da TI, neste artigo vou apresentar 5 visões da TI.

  • Visão de Controle.

Esta visão coloca a TI como despesa e que exige investimentos que raramente é reconhecido pelas varias áreas da empresa, o que leva a necessidade e aceitação de justificativas financeiras de curto prazo, baseadas em produtividade e controle. Nesta visão, a TI é considera custo, ou seja, as empresas consideram que investir em TI não irá lhe trazer qualquer retorno, e que talvez a melhor alternativa seja não investir nela.

  • Visão de Custo.

Esta visão é de quando a TI passa a se tornar imprescindível para muitos processos e, portanto, deveria ter um controle rígido deste custo inevitável. Nesta visão, a TI torna-se importante, mas não a ponto da empresa coloca-la a frente dos investimentos, ou seja, as empresas que tem este tipo de visão sobre a TI, acabam contribuindo para que as plataformas tecnológicas e as aplicações tenham pouca atualização, desta forma, muitas vezes estas tecnologias permanecem muito tempo inalteradas. Como a TI não é colocada à frente de investimentos nesta visão, muitas empresas acabam realizando analise de investimento e seu retorno em nível de projeto, e não elaborando um plano global para a TI.

  • Visão Defensiva.

Esta visão é quando a organização passa a depender cada vez mais de TI, porém nesta visão a TI acaba tendo um crescimento menor do que a do próprio negócio, ou seja, nesta visão as empresas acreditam que a TI é importante, porém ainda não a coloca lado a lado com o crescimento da empresa, onde se deve manter a TI em constante crescimento, para trazer melhor qualidade e produtividade à empresa. Quando as empresas possuem esta visão da TI, elas acabam se baseando no investimento de outras empresas do mesmo setor, para criar seu planejamento de crescimento e investimento, desta forma, esta empresa estará sempre lado a lado com seu concorrente na TI, porém um pouco mais de investimento poderia trazer a sua empresa um diferencial frente a seus concorrentes, colaborando para o seu crescimento acelerado, e consequentemente maior produtividade, qualidade e lucro.

  • Visão Agressiva.

Esta visão é quando a TI passa a ser reconhecida como alavancadora de novas realizações organizacionais. Quando a empresa tem esta visão da TI, ela tenta disponibilizar o máximo possível para que os profissionais da empresa tenham acesso a TI, e como item indispensável eles colocam a integração entre os diversos setores da empresa, através da TI como um dos principais focos, ou seja, com isto a empresa busca maior agilidade e produtividade, além de reunir em apenas um local as informações sobre o negócio. Nesta visão toda a empresa passa a comprometer-se com os benefícios oferecidos e esperados pela utilização desta tecnologia.

  • Visão estratégica.

Esta visão é para as empresas que passam a enxergar na TI um diferencial competitivo da organização, sendo a base para os processos transacionais operacionais e de decisão estratégica com agilidade e flexibilidade. Nesta visão, a TI é estratégica para a empresa, sua função torna-se extremamente importante e imprescindível para que a empresa possa ser diferente frente a seu concorrente, além disto, a TI torna-se importante para que os objetivos de negocio sejam alcançados com maior agilidade e maior qualidade.

E a empresa em que você trabalha qual a visão que ela tem da TI?

Seus clientes possuem qual visão da TI? Você tem feito o suficiente para que o seu cliente possa subir um degrau nesta visão, em busca de maior qualidade e diferencial competitivo?

Abraço e até a próxima.

Fonte: Planejamento Estratégico da Tecnologia da Informação – Unisul Virtual.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

One Response to Visão em/dos ambientes de TI.

  1. Sandro Scrivano says:

    Penso que o setor de TI tem que ser parte integrante das políticas estratégicas da empresa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>