Uma compreensão total do que precisa para backup, onde armazenar backups e como restaurá-los são itens fundamentais para ser um administrador eficiente do Exchange.

Um link importante e que recomendo como leitura obrigatória de um administrador de Exchange é: Understanding Backup, Restore and Disaster Recovery.

Este link te ajuda a entender os seguintes assuntos: Tecnologia de Backups com suporte; Recuperação do Servidor; Banco de Dados de Recuperação; Portabilidade do Banco de Dados; Portabilidade de Sinal de Linha e Proteção de Dados nativa do Exchange.

O Microsoft Exchange Server 2010 inclui um plug-in para o Backup do Windows Server que permite criar backups dos dados do Exchange com base no Serviço de Cópias de Sombra de Volume (VSS). Você pode usar o Backup do Windows Server para fazer backup e restaurar seus bancos de dados do Exchange.

O novo plug-in é distribuído na forma de um executável chamado WSBExchange.exe, configurado para ser executado como um serviço chamado Extensão do Servidor do Microsoft Exchange para Backup do Windows Server (o nome abreviado desse serviço é WSBExchange). O plug-in é instalado automaticamente em todos os servidores de Caixa de Correio do Exchange 2010 e é configurado por padrão para inicialização manual. O plug-in permite que o Backup do Windows Server crie backups de VSS com suporte ao Exchange.

Uma observação importante é que ara usar o plug-in, o recurso de Backup do Windows Server precisa estar instalado. No entanto, você não deve instalar as ferramentas de linha de comando do Backup do Windows Server. Essas ferramentas exigem uma versão mais antiga da interface de linha de comando do Windows PowerShell, que não é compatível com o Exchange 2010. Quando você instala o Backup do Windows Server, a ferramenta de linha de comando WBAdmin.exe também é instalada. Essa ferramenta de linha de comando pode ser executada do prompt de comando do Windows (cmd.exe).

Para uso correto do Windows Server Backup, para fazer backup do Exchange Server, recomendo que os dois artigos abaixo sejam lidos:

Antes de usar o Backup do Windows Server para fazer backup de dados do Exchange, recomendo que você se familiarize com os seguintes recursos e opções para o plug-in:

  • Backups são baseados apenas em VSS. Não é possível fazer backups de streaming do Mecanismo de Armazenamento Expansível (ESE) usando o Backup do Windows Server com ou sem o plug-in.
  • Backups feitos com o Backup do Windows Server ocorrem no nível de volume. Para fazer backup de um banco de dados e de seu fluxo de logs, você deve fazer o backup do volume inteiro que contém o banco de dados e os logs. Não é possível fazer backup de dados sem fazer o backup do volume inteiro que contém os dados.
  • O backup deve ser executado localmente no servidor que fará parte do backup, e não é possível usar o plug-in para fazer backups VSS remotos. Não há administração remota do Backup do Windows Server ou do plug-in. No entanto, você pode usar os Serviços de Área de Trabalho Remota ou os Serviços de Terminal para gerenciar backups remotamente.
  • O backup pode ser criado em uma unidade de disco rígido local ou em um compartimento de rede remoto.
  • Somente backups completos podem ser realizados. A truncagem do log ocorrerá após uma conclusão bem-sucedida de um backup completo de um volume contendo um banco de dados do Exchange.
  • Ao restaurar os dados, é possível restaurar somente os dados do Exchange. Esses dados podem ser restaurados para seu local original ou para um local alternativo. Se os dados forem restaurados para seu local original, o Backup do Windows Server e o plug-in controlarão automaticamente o processo de recuperação, incluindo a desmontagem de qualquer banco de dados existente e repetição de logs no banco de dados recuperado.
  • O processo de restauração não suporta diretamente o banco de dados de recuperação (RDB). No entanto, se você restaurar para um local alternativo, poderá mover manualmente os dados restaurados do local alternativo para um RDB, se necessário.
  • Ao restaurar dados do Exchange, o backup de todos os bancos de dados deve ser restaurado junto. Não é possível restaurar apenas um banco de dados.

Se um servidor que hospeda dados do backup for membro de um DAG (grupo de disponibilidade de banco de dados) e hospedar cópias ativas e passivas do banco de dados, deve-se desabilitar o gravador VSS do serviço de replicação do Microsoft Exchange. Se o gravador VSS do serviço de replicação do Microsoft Exchange estiver habilitado, ocorrerá uma falha na operação de backup.

Para desabilitar o gravador VSS do serviço de replicação do Microsoft Exchange, siga as instruções abaixo:

  1. Faça logon no servidor usando uma conta que possui acesso de administrador local e depois inicie o Editor do registro (regedit). Cuidado: A edição incorreta do Registro pode causar problemas graves que podem exigir a reinstalação do sistema operacional. Talvez não seja possível resolver os problemas resultantes da edição incorreta do Registro. Antes de editar o Registro, faça backup de todos os dados importantes.
  2. Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINESoftwareMicrosoftExchangeServerv14ReplayParameters.
  3. Adicione um novo valor DWORD denominado EnableVSSWriter e defina seu valor como 0.
  4. Saia do Editor do registro e reinicie o serviço de replicação do Microsoft Exchange.

IMPORTANTE: Se posteriormente você quiser usar uma solução de backup diferente para fazer backup de cópias de banco de dados passivas em um servidor no qual o gravador VSS do serviço de replicação do Microsoft Exchange esteja desabilitado, será necessário remover a chave de registro anterior e depois reiniciar o serviço de replicação do Microsoft Exchange

É isso pessoal, antes de montar uma infraestrutra com Exchang Server, é importante um completo planejamento e neste incluir a solução correta de backup para seu ambiente. E ainda conhecer muito bem os detalhes, pré-requisitos e recomendações para uso correto da mesma.

Abraços,

 

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Share →

One Response to Exchange Server 2010: Usando o Backup do Windows Server para realizar o backup e restaurar dados

  1. Mao Na Roda Tecnologia says:

    Obrigado por compartilhar essa informacao. Muito Util.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>