Para quem já ouviu falar em arquivo de paginação e tem dúvida sobre o que é e como funciona, neste texto explicarei rapidamente a sua função.
O arquivo de paginação nada mais é, do que uma simulação de uma memória RAM (ou memória virtual) onde a partir do momento em que a memória RAM física está toda ocupada com processos e aplicações, o arquivo de paginação mantem o sistema operacional rodando mesmo com um pouco de lentidão, evitando a reinicialização do sistema por falta de memória física (famosa tela azul).
O local e o tamanho do arquivo de página é configurado nas Propriedades do sistema (clique em Avançado, clique em desempenho e, em seguida, clique no botão configurações ).
Pergunta: Se eu aumentar o tamanho do arquivo de paginação denominado pagefile.sys, eu vou ter mais desempenho?
Resposta: Não, pois é recomendado que o Windows controle automaticamente este arquivo para que não agrave o desempenho e se por acaso sua máquina estiver precisando de mais desempenho, é interessante que seja adicionada uma nova memória RAM física.
Caso o seu sistema Windows esteja sofrendo uma sobrecarga de processos na memória, é interessante que seja avaliado qual processo está exigindo tanto e porquê.
Para quem não conhece, o Windows possui uma ferramenta nativa para que se possa avaliar o uso do hardware, que é o Gerenciador de Tarefas (Task Manager)
Exemplo:

Imagem-1

É possivel, verificar também através do Gerenciador de tarefas, na aba Processos (Processes) os aplicativos em execução e o seu consumo nesta interface totalmente descritiva.
Desta forma, podemos finalizar a tarefa que está sobrecarregando o sistema, clicando com o botão direito do mouse selecionando a opção Finalizar Tarefa (End Task).

Essa foi uma explicação rápida e espero que seja útil.
Para informações mais detalhadas sobre o assunto, clique no link abaixo.

http://support.microsoft.com/kb/2160852/pt-br

Obrigado e até a próxima!!!

Sobre Felipe Félix

Felipe Felix escreveu 10 artigos no blog.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>