Estamos acostumados a ver, ler ou ouvir notícias nos mais diversos canais de comunicação, informações sobre a falta de profissionais em TI, eu mesmo já publiquei no Blog um artigo falando sobre o assunto – Super Déficit de profissionais na área de TI! (http://www.gestaoemti.com.br/blog/?p=710).

Hoje vou tentar tratar o assunto dos profissionais da área de uma forma um pouco diferente. Como dito acima existem diversas oportunidades de empregos em nossa área, e faltam profissionais para preenchê-las, mas podemos perceber que diversas empresas têm optado por contratar profissionais com pouco conhecimento, para lapida-los frente a suas exigências e filosofia.

  • Será que as empresas tem tido escolha neste sentido, ou estão sendo forçadas a utilizarem esta opção?

As empresas de TI necessitam de profissionais para ontem, e não estão a fim de esperar os profissionais saírem das faculdades, e estes que saem são poucos frente à demanda do mercado, ou seja, as empresas que esperam estes profissionais irão “disputar” com muitas outras empresas este novo colaborador, então contratar novos profissionais sem tanta experiência para lapida-los tem sido uma opção para muitas empresas de pequeno e médio porte.

Agora chegamos a um ponto importante, muitos destes “novos” profissionais da área, se acomodam logo e entram na “zona de conforto”, eles simplesmente aprendem aquilo que é “necessário” para desempenhar seu trabalho, muito deles não buscam novos conhecimentos sem que o “chefe” mande, ou até o momento em que ele precise daquilo para poder realizar alguma atividade, e isto pode ser um problema.

  • Mas porque muitos profissionais da área entram na zona de conforto?

Simples de responder, o que não faltam hoje são vagas na área, já para as empresas é uma tarefa árdua encontrar um profissional na área para desenvolver o trabalho, então muitas vezes o funcionário torna-se necessário para a empresa, e esta em muitos casos a empresa acaba tendo “receio” em tomar alguma atitude mais enérgica.

É possível encontrarmos muitas vagas a serem preenchidas, então porque não estudar e se especializar com frequência, até conseguir a vaga tão sonhada? Aquela que lhe proporcione qualidade financeira, crescimento profissional, conhecimento e assim por diante.

Será que muitos profissionais estão deixando o tempo passar, e verão “futuramente” profissionais mais novos ocupando estes postos mais importantes nas empresas. Acredito que se todos aqueles que reclamam dos salários que recebem das oportunidades que a empresa “não” lhe proporciona, assim como o crescimento profissional e pessoal que é possível adquirir através deste atual trabalho, eles devem fazer por merecer e correr atrás deste “novo” emprego, onde lhe proporcione o que considera ideal na sua vida profissional e pessoal.

Existem diversos métodos de se adquirir novos conhecimentos e especialização, e o que não faltam são vagas a serem preenchidas no mercado de TI, seja no Brasil ou em outro país, então faça por merecer e corra atrás da sua meta, não é tendo apenas tempo de experiência que ira adquirir o melhor emprego do mundo, a não ser que você conte com uma dose de sorte, e desempenhe um trabalho exemplar, então não fique parado reclamando da vida, corra atrás.

Se sua Meta for difícil de alcançar, lembre-se, você deverá abrir mão de algumas coisas talvez por tempo determinado (talvez não), em prol desta tão sonhada qualidade de vida profissional e pessoal.

Sempre busque voos mais altos, mas lembrem-se sacrifícios muitas vezes são necessários.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Tagged with →  
Share →

3 Responses to Seja um profissional de TI diferente!

  1. Elzo_Santos says:

    Ótimo texto! Parabens Thiago. Serve também como um puxão de orelha para aqueles que estão inciando na área como eu.. rs

  2. XJobs says:

    Conheça o XJobs, site que está chegando para facilitar negociações
    entre Empresas e Freelancers.  http://www.xjobs.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>