Muitas empresas estão começando a migrar o seu parque de maquinas apenas agora para o Windows 8, porém quando os usuários ou até mesmo a equipe de TI tem contato com o ultimo sistema operacional da Microsoft, muitas duvidas acabam surgindo e então entra-se em uma fase de “comparação”:

  • Vale a pena readaptar todos os meus usuários para que este utilize o Windows 8?
  • Quais as vantagens que o mesmo trazer que irá justificar esta mudança?

Como todos sabem esta versão possui diversas mudanças visuais e estas mudanças são as que mais afetam os usuários, ou seja, quando troca-se a interface que o usuário está acostumado para uma totalmente diferente a tendência é que haja certa “rejeição”.

Irei listar abaixo algumas das diferenças do Windows 8 frente ao seu antecessor o Windows 7, tentarei listar algumas das vantagens de realizar esta migração para que você possa avaliar de forma adequada esta migração.

Diferenças

Tela inicial.

O Windows 7 mostrava a opção para você acessar o computador, ficava exposto a imagem e nome do ultimo usuário que logou no computador para que você digitasse apenas a senha, porém agora a Microsoft aplicou uma “Tela de Bloqueio”, esta contem algumas informações como Horário, Data, e caso esteja conectado as redes sociais terá também algumas informações de mensagens, twitter, entre outros.

Para aparecer a opção de digitar usuário e senha é necessário clicar em qualquer parte da tela ou selecionar alguma tecla no teclado, continuara presente a imagem e nome do ultimo usuário que conectou no computador exposto, a partir da é só inserir a senha normalmente.

Tela de bloqueio

Interface e Menu Iniciar.

Depois de digitar a senha, o usuário terá uma nova interface, é aqui que a maioria dos usuários se sentem perdidos, neste caso vale a pena uma pequena explicação aos mesmos de como funciona o Windows 8. Explicar algumas coisas já farão com que o usuário já se sinta mais “familiarizados” com o novo Windows. Deixe as seguintes “dicas” ao apresentar ao usuário o Windows 8:

  • Você não terá mais o botão Iniciar, porém pense nesta tela como se fosse o seu “Menu iniciar”, aqui você irá realizar a pesquisa de todos os aplicativos que você deseja, nesta mesma tela você poderá fixar todos os aplicativos que mais utiliza, ou seja, não precisa clicar em nada, basta digitar Word que o Windows retornara os resultados para você, e se o Word tiver instalado o mesmo será apresentado a você.
  • Para acessar a “Antiga Interface” basta clicar em “Área de Trabalho (Dekstop)” e você já terá acesso a antiga interface (aparência do Windows 7), porém como dito não existe mais o Menu Iniciar, para voltar a nova interface clique no teclado na “Tecla Windows” ou clique com o Mouse no canto esquerdo inferior.
  • Para acessar os Menus você poderá levar o ponteiro do Mouse para as pontas do Windows e serão apresentadas novas informações e menus para você.
  • Para fechar um aplicativo da nova interface, clique com o Mouse na parte superior do Aplicativo, segure o botão do Mouse selecionado e arraste o aplicativo para baixo e o Aplicativo será fechado.

Interface Usuario

Existem outras diversas diferenças como a Windows Store, os novos aplicativos já instalados no Windows 8, entre outros, porém não vamos descrever todos aqui para o artigo não ficar muito grande.

Vantagens

Ligar e Desligar o computador.

Uma das melhoras significativas do Windows 8 é com relação a inicialização do Sistema Operacional e o desligamento do mesmo, o tempo foi drasticamente reduzido para realizar estas atividades, algo que muitos usuários reclamavam nas outras versões do Windows. Segundo informações e testes de muitos especialistas o Windows 8 inicia em torno de 35% mais rápido que seu antecessor (Windows 7) com o mesmo Hardware.

Consumo de Bateria.

O Windows 8 também teve uma excelente melhora no consumo de Bateria com relação aos antecessores, com esta melhora o seu Notebook por exemplo poderá ser utilizado por mais tempo com a Bateria, agora o Windows 8 costuma fechar alguns aplicativos que você não utiliza a certo tempo, porém ele irá automaticamente salvar o estado do aplicativo para abrir novamente de onde você “parou”, ou seja, ele simplesmente “fecha” os serviços para que o desempenho seja melhor e não fiquem executando sem a devida necessidade.

Task Manager

Agora existem diversas melhoras na pagina de Task Manager, com muito mais informações para você saber se seu computador está utilizando processamento ou memoria de mais para executar certos aplicativos, quais serviços estão iniciados, quais programas e serviços estão iniciando com o Windows, ou seja, através deste fácil acesso fica mais fácil para você entender o porquê seu computador demora para iniciar depois de instalar os aplicativos, porque ele fica lento quando você está utilizando o aplicativo X ou Y.

Windows Explorer.

windows8-copiandoUma das grandes queixas dos usuários e administradores de TI era com relação a copia de arquivos entre pastas, ou pela rede. Pois quando o computador perdia comunicação na rede a transferência era simplesmente parada e você perdia o processo sendo necessário reiniciar tudo do “zero”, pois você não sabia quais arquivos haviam sido copiados e quais não, por este motivo a Microsoft melhorou drasticamente este recurso.

Caso você esteja copiando arquivos entre computadores com Windows 8 na rede e um deles perca acesso, a transferência será “pausada”, ao voltar o computador na rede o processo poderá ser iniciado automaticamente e continuar a copia de onde havia parado antes de perder acesso a rede. Além disto, você pode pausar a transferência do arquivo onde você deseja, além do mais a tela de copia de arquivos foi reformulada, e todas as copias simultâneas são apresentadas na mesma tela, facilitando o controle destas copias.

Aplicativos nativos.

O Windows 8 vem com aplicativos nativos como Descompactador, Leitor de PDF, Player de Musica completamente novo, Mapas, Gerenciador de E-mail, entre outros, está é uma grande vantagem pois os mesmos foram desenvolvidos para ter o melhor desempenho possível com o novo Sistema Operacional, tirando maior proveito possível do Sistema e aprimorando a experiência dos usuários.

Estas são algumas das vantagens do Windows 8, caso queira entender agora quais as diferentes versões do Windows 8 para que você possa realizar a compra correta para sua empresa ou para você mesmo, acesso o nosso outro artigo:

Abraço e até a próxima.

Links de referência: Link, Link e Link.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

One Response to Quais as diferenças e vantagens do Windows 8

  1. Bruno Maximus says:

    Muuuito bom! Parabens

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>