Planejamento é algo que deve ser feito em todos os projetos, para escolher as melhores opções, o que poderá trazer melhor retorno, quais alternativas trariam mais benefícios para o cenário, o que agregaria valor ao cliente e por ai vai.

  • Se o planejamento é tão importante, porque muitas empresas ou profissionais simplesmente fingem que ele não existe?

Muitas vezes empresas contratam serviços e realizam o pagamento por hora, então consideram que o planejamento geraria um alto custo e desnecessário, pois este tempo poderia ser utilizado para implantar o sistema, produto, entre outros.

Será mesmo que este tempo “gasto” com planejamento não traria benefícios para o projeto, diminuiria tempo com dúvidas, indecisão, e proporcionaria um resultado mais satisfatório ao final da implantação. Sem dúvida nenhuma isto traria diversos benefícios, e ao final do projeto este tempo que foi “gasto” planejando poderia ser menor do que o tempo que passou com indecisão, ou implantando algo desnecessário para o negócio.

  • Por que planejar?

Planejar trará diversos benefícios para a empresa que adquiriu o serviço, produto ou sistema, este planejamento irá trazer os envolvidos para dentro do negócio da empresa, e desta forma os prestadores de serviço irão focar o projeto para aquilo que realmente irá trazer benefícios para a empresa contratante, ou seja, não passariam tempo desnecessário implantando um complemento ou recurso que não serviria para nada, ou que até poderia atrapalhar.

Planejar ajuda a tomar as melhores decisões, além de servir para mostrar a todos envolvidos o que esperar do serviço, produto ou sistema, além do mais todos passariam a estar alinhados sobre como o projeto deve ser conduzido, e onde o mesmo deverá ajudar melhorar ou substituir.

  • Gaste tempo, mas faça a coisa certa.

Acredito que seja muito mais vantajoso para todos, se este tempo for disponibilizado para o planejamento, pois desta forma todos os envolvidos poderiam tirar melhor proveito daquilo que está sendo feito, além de perder menos tempo durante o processo com diversas dúvidas que poderiam surgir, como: está função irá agregar alguma coisa à empresa? Se habilitar este recurso o que ele poderá agregar no trabalho do mesmo?

São duvidas como estas que são sanadas em um planejamento, desta forma todos passaram a focar inteiramente naquilo que precisa, deixando de desperdiçar tempo com coisas supérfluas.

Claro nem sempre todas as dúvidas são possíveis prever, podem existir momentos do projeto em que será necessário entrar em contato com os envolvidos para perguntar qual a melhor opção, mas sem dúvida nenhuma, a maioria delas já estarão respondidas, desta forma o tempo gasto de forma “quebrada” será menor.

Pense voltado para o negócio, Planeje, antecipe as dúvidas, elas podem atrapalhar no desenvolvimento do trabalho, saber qual a melhor alternativa, sem dúvida irá gerar um resultado muito mais satisfatório para todas as partes.

Não ignore o planejamento, pois no fim o Barato pode sair Caro.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

3 Responses to Planejamento é essencial, mas muitas vezes desconsiderado.

  1. Cesarammendes says:

    Muito bom post Thiago, tenho me empeado para fazer planejamento em meus clientes, gostaria de saber de vc se tem algum tutorial de como porceder para fazer um novo projeto, uma especie de passo-a-passo.

    • Obrigado Cesar.
      Bom para planejamento não se existe muito bem uma receita de bolo, pois depende muito do produto, e detalhes do cliente.
      Mas teria uma pequena lógica que seria:
      1 – Analise de ambiente atual do cliente.
      2 – Alinhamento de expectativa do cliente sobre o projeto.
      3 - Desenho de  estrutura.
      4 – Cronograma da implantação.
      5 – Pós-implantação.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

  2. Como diria um amigo: “Planejamento substitui o caos por erros”.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>