O Windows Intune ajuda aos administradores gerenciar seus computadores, através de serviços do Windows na Nuvem e atualizações de licenciamento, através dele é possível gerenciar os computadores de praticamente todos os lugares, por ser baseado na nuvem e possuir uma console de gerenciamento Web, este acesso à ferramenta torna-se simplificado e de fácil acesso.

Caso tenha assinatura do Windows Intune, você terá direito de atualizar para futuras versões do Windows, com os benefícios do programa Software Assurance da Microsoft para Windows.

  • Console de Administração do Windows Intune.

A console de administração é baseada na tecnologia do Microsoft Silverlight, desta forma todos os navegadores que suportam tal tecnologia poderão ser utilizados para acesso a mesma.

Através da console será possível realizar algumas atividades para melhorar a saúde dos computadores da rede, como criação de configurar aprovação automática de atualizações, na área de Alertas por Tipo ele fornece uma ferramenta adicional para saber como está a integridade dos computadores da organização, e questões proativas, ou seja, a partir da console você poderá trabalhar pró-ativamente em sua rede.

Computadores: Você pode usar o espaço de computadores para adicionar os mesmos em grupos específicos, facilitando assim o gerenciamento e acompanhamento, lembrando que é possível que um computador pertença a mais de um grupo. Na pagina Resumo Computadores ele ira apresentar um resumo dos computadores, sendo possível nesta pagina visualizar um resumo de status para um grupo de computadores específicos, visando identificar e resolver os problemas dos membros de tais grupos.

Atualizações: O Windows Intune ajuda e incentiva as melhores praticas para gerenciamento de atualizações e permitem a você se concentrar em seu ambiente e as tarefas que você tem que executar, para manter seus computadores atualizados da melhor forma possível.

A console exibe um alerta assim que uma nova atualização é encontrada no Microsoft Update, então você poderá acompanhar o se as atualizações tiveram êxito ou não, lembrando que as atualizações serão direcionadas tanto pelo hardware como pelo software, ou seja, caso tenha um Windows 7 na rede, o Windows Intune não irá informar que você deve instalar o hotfix do Windows XP.

Endpoint Protection: O mesmo ajuda a aumentar a segurança dos computadores gerenciados em sua organização, fornecendo proteção em tempo real contra ameaças em potencial, ele mantem atualizado as definições de software malicioso, e através da console é possível que você gerencie e tome as devidas providencias caso algum computador seja infectado, lembrando que console ira informar qual computador contem uma ameaça, maximizando assim a eficiência do controle.

Alertas: Com o espaço de alertas é possível manter o controle sobre os alertas que os computadores apresentaram, desta forma você pode visualizar quais computador apresentaram estes alertas, e concentrar força de resolução através deste “relatório” que você tem disponível, além de ser possível enviar e-mail através da ferramenta automaticamente, caso surja alertas nos computadores da rede.

Software: Neste espaço de trabalho são listados todos os programas que estão instalados nos computadores clientes, desta forma você pode gerenciar da melhor forma possível quais softwares estão sendo instalados em sua rede.

Licenças: O espaço de trabalho de Licenças permite que você envie para Microsoft Software licence Terms information Microsoft Volume License Services (MVLS) e permite que você determine o direito de licença que corresponde a um conjunto de acordos de Licenciamento por Volume da Microsoft.

Você pode entrar em acordos de licença do Windows Intune, fornecendo um ou mais pares de números para cada acordo: a autorização ou número de contrato, e o número de licença ou inscrição. Estes números são fornecidos pelo MVLS quando as licenças são compradas, atualizadas ou renovadas.

Características do espaço de trabalho de Licenças não afetam seus contratos de licença ou direitos a usar o seu software. Nenhuma ação que você execute no Windows Intune pode alterar as propriedades e os termos de seus contratos de licença com a Microsoft. Por exemplo, a exclusão de um par de contratos de licença no Windows Intune não afeta os acordos de licença que existem entre você e a Microsoft.

Relatórios: Mesmo contendo as opções de pesquisa e filtro em boa parte da ferramenta, é possível gerar um relatório mais detalhado, caso você queira imprimir ou enviar para alguma equipe em especifico.

  • Assistência Remota.

Alertas de assistência remota fornece uma ferramenta chave para a resolução de problemas que ocorrem nos computadores gerenciados. Caso um usuário solicite uma assistência remota, os administrados do Windows Intune podem aceitar ou não o pedido, caso os mesmos aceitem eles irão realizar uma assistência remota através do Windows Easy Assist, acelerando assim a resolução do problema do usuário, o que facilita neste processo.

  • Direito de atualização para Windows 7 Enterprise.

Você terá direito a atualizar os computadores que possuem os requisitos mínimos do Windows 7 para o Windows 7 Enterprise. Lembrando que não é obrigatório que você utilize o Windows 7 em todos os computadores, você pode utilizar o Windows XP SP2 ou SP3 além do Windows Vista.

Windows Intune também fornece todos os benefícios do Programa Software Assurance da Microsoft para Windows, incluindo o seguinte:

  • Direito de novas versões.
  • Benefícios do Technet através do Software Assurance.
  • Suporte de hotfix estendido.
  • Suporte e Resolução de Problemas 24×7.
  • Programa de Aquisição de empregado.
  • E-learning.
  • Vouchers de Treinamento.

E então o que acharam do produto?

Abraço e até a próxima.

Fonte: http://onlinehelp.microsoft.com/windowsintune/hh308212.aspx

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>