O Lync Server 2010 possui uma ferramenta em que é possível simular o ambiente desejado, através desta ferramenta é possível escolher as funções que serão instaladas, sendo que a ferramenta ira lhe retornar um relatório em Excel, contendo informações de Hardware necessário, Resumo sobre o ambiente, portas necessárias a serem liberadas. Além do arquivo em Excel será gerado um arquivo do Visio contendo a Topologia Global da Rede, como deverá ser a estrutura de rede da central, e como deve ser o diagrama da Rede de Borda.

Para realizar o download da ferramenta acesse o link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=bcd64040-40c4-4714-9e68-c649785cc43a&displaylang=pt-br este link é direcionado para a versão em Português (PT-BR). Caso deseje realizar o download em Inglês (EN-US), segue link: http://www.microsoft.com/download/en/details.aspx?id=19711 .

Segue procedimentos de Instalação da Ferramenta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o Download do arquivo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Assim que terminar o Download, inicie a execução do aplicativo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clicar em Avançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia os termos do Contrato de Licença, caso esteja de acordo clique em “Aceito os termos de Contrato de Licença” e clique em avançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escolha o caminho em que a ferramenta será instalada, por padrão ele será enviado para o caminho indicado acima. Clique em Avançar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clique em Instalar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a instalação clique em Concluir.

Obs.: Esta ferramenta serve para planejar o ambiente, e desenhar a estrutura de rede, servidores, internet e assim por diante.

Para acessar a ferramenta clique em Iniciar > Microsoft Lync Server > Ferramenta de Planejamento, como segue em imagem:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Será apresentada a seguinte tela para você:

 

 

 

 

 

 

 

 

Caso queira ajudar a melhorar a ferramenta, clique em Sim (Recomendado), caso contrário clique em Não, caso deseje responder depois clique em Perguntar novamente mais tarde.

 

 

 

 

 

 

 

 

Para iniciar o Planejamento clique em Iniciar.

Agora basta escolher as opções desejadas, e indicar as informações necessárias para que a ferramenta gere os documentos sobre sua “possível” rede.

Está ferramenta é bem simples, mas que pode ser bem útil. Em um artigo futuro irei explicar como utilizar a ferramenta, de forma mais detalhada.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>