Caros, estou responsável por um projeto de transição do Exchange Server 2007 para o Exchange Server 2010 em um importante cliente aqui em nossa região. Como todo ótimo cliente, parte do projeto fizemos a avaliação do atual ambiente e o planejamento, antes de qualquer ação tecnica. Nesta avalição detectamos que o ambiente está sem o SP2 do Exchange Server 2007, item obrigatório para a transição de versão. Assim, buscamos na documentação do ambiente e após longas leituras, reunimos as informações que consideramos importantes para o sucesso desta transição. Boa Leitura a todos.

Execute o programa de Instalação no modo de atualização para realizar uma atualização
local do Exchange 2007 SP2

É necessário usar uma conta que tenha função Administrador do Exchange Server. Conta usada quando a primeira versão do Exchange Server 2007 foi instalada;

Não é recomendada a instalação do Exchange Server 2007 SP2 quando a organização possui Controladores de Domínio Windows Server 2008 R2. Porém já existem correções para este possível problema.

Você não pode desinstalar o Exchange 2007 SP2. Depois de instalar o Exchange 2007 SP2, a única maneira de removê-lo é excluindo o Exchange 2007 do computador e, depois, reinstalando a versão anterior do Exchange 2007;

O programa de Instalação do Exchange 2007 requer que todos os arquivos de origem da instalação estejam armazenados em um recurso local do servidor;

Se você usar quaisquer programas de terceiros nos computadores que receberão o Exchange 2007 SP2, recomendamos que entre em contato com os fornecedores dos programas para determinar se alguma atualização é necessária para a instalação do Exchange 2007 SP2;

Antes de instalar o Exchange 2007 SP2, você deverá parar todos os aplicativos de terceiros que sejam integrados ao Exchange;

Se o Exchange 2007 SP2 for instalado automaticamente usando o Microsoft Windows Update, será necessária uma reinicialização. Caso contrário não será necessário o reinicio do servidor.

Se as funções do Exchange Server estiverem instaladas em servidores diferentes, recomendamos que atualize seus servidores na seguinte ordem:

1. Servidores Acesso para Cliente

2. Servidores Unificaçao de Mensagens

3. Servidores Transporte de Hub

4. Servidores Transporte de Borda

5. Servidores Caixa de Correio

Ao atualizar os servidores nessa ordem, você evitará possíveis interrupções de serviço.

A versão original (RTM) do Forefront Security para Exchange Server é incompatível com o Exchange 2007 SP2. Remova o Forefront Security para Exchange Server ou atualize para uma versão mais recente antes de fazer a atualização para o Exchange 2007 SP2. O programa de Instalação do Exchange 2007 SP2 não passará os pré-requisitos se o computador estiver executando a versão RTM do Forefront Security para Exchange Server. Se você estiver executando a versão mais recente do Forefront Security para Exchange Server, interrompa todos os serviços do Forefront antes de executar o programa de Instalação do Exchange 2007 SP2.

É necessário ter o Windows Installer versão 4.5 para instalar o Exchange 2007 SP2. Isso é um requisito para situações de atualização e para novas instalações do Exchange 2007 SP2. Instale a versão mais recente do Windows Installer antes de instalar o Exchange 2007 SP2. Será necessário reiniciar o computador ao instalar o Windows Installer 4.5. Você não precisa baixar e instalar o Windows Installer 4.5 em um computador que esteja executando o Windows Server 2008 Service Pack 2 (SP2). O Windows Server 2008 SP2 inclui o Windows Installer 4.5.

Durante o processo de instalação do Service Pack, os valores padrão dos arquivos de configuração POP3 e IMAP4 são restaurados aos valores de configuração originais. É recomendado que faça backup dos arquivos e após instalação retorne estes para correta configuração.

O Exchange 2007 SP2 inclui o conserto (fix) mencionado no artigo 959135 da Base de Dados de Conhecimento Microsoft. No entanto, talvez sejam necessárias etapas adicionais para resolver o problema corrigido pelo KB 959135.

Para atualizar um servidor para o Exchange 2007 SP2 usando a interface gráfica do usuário:

1. Execute o Setup.exe que está na pasta de instalação do Exchange 2007 SP2. Essa ação iniciará o Assistente para Instalação do Exchange 2007. O programa de Instalação detecta que você deseja atualizar a instalação do Exchange 2007 para uma versão mais recente do Exchange 2007.

2. Em Instalar, clique em Instalar o Microsoft Exchange Server 2007. Siga o Assistente para Instalação para concluir a instalação. Aceite todas as opções padrão ao seguir as etapas no Assistente para Instalação. Você não pode especificar as funções de servidor a serem atualizadas para o Exchange 2007 SP2.

Obrigado. Até a Próxima.

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>