Como todos sabem a TI tem se tornado peça fundamental para as empresas, hoje é possível ver em empresas dos mais diversos ramos sistemas da informação sendo utilizados para gerar o Pagamento dos funcionários, controlar o cartão ponto, gerenciar a compra de produtos, entre outras diversas atividades que foram melhoradas com a utilização da TI.

O maior problema das empresas hoje não é utilizar estes sistemas (software) em questão, mas como gerenciar e organizar estes sistemas, para que tragam benefícios para a empresa e não torne o trabalho do colaborador mais difícil, lento, com tantas e tantas burocracias que no fim não trará nenhum beneficio a empresa e ao colaborador.

Quando você vai à busca de uma solução para este “problema” no mercado, você encontra diversas formas de realizar esta tal organização, mas ai você se pergunta como vou implantar? Qual a melhor forma? Qual irá melhor se adequar em minha organização? É então que você percebe que a ITIL© é extremamente importante no mercado de trabalho, além de ser reconhecida Mundialmente pelas empresas como uma biblioteca de melhores praticas, ela pode ser aplicada por partes, e da melhor forma que se enquadre em sua organização, podendo realizar ajustes e melhorias para que estas boas praticas possam trazer benefícios a organização e aos colaboradores.

Ao buscar informações e como funciona a ITIL© você encontra muitas informações, mas uma fonte me agradou muito e que pode ser estudado para realizar a certificação de ITIL© Fundation.

Livro – Fundamentos do Gerenciamento de serviços de TI (Marcos André dos Santos Freitas).

Bom mas o que é ITIL©, é uma biblioteca de recomendações de boa pratica de TI, que tem como principal objetivo tornar o trabalho do colaborador mais rápido, com melhor eficiência, e que melhor satisfaça o Cliente, que é o principal objetivo da TI, ao aplicar estas boas praticas será necessário que os colaboradores de TI contribuam e readéquem a cultura da empresa, para que desta forma você possa gerar um beneficio futuro a empresa.

Caso você queira aplicar as boas praticas recomendadas pela ITIL© você devera seguir um cronograma de aplicação, para que as informações geradas não sejam perdidas e posteriormente seja necessário reorganizar o mesmo setor, funcionários entre outros.

Em artigos futuros será apresentado um pouco de cada recomendação destas boas praticas ITIL©.

Bom este foi um artigo introdutório a gerenciamento de TI, baseado em ITIL©, como já dito acima futuramente será apresentado mais artigos sobre estas boas praticas que são muito importantes, e sem duvida podem trazer um beneficio espetacular a sua organização.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

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One Response to Gerenciamento de TI.

  1. Vanderlei Q. Dias says:

    Show de bola Thiago! Recomendei para alguns colegas e para gerentes de TI que precisam de uma reciclagem em seus conhecimentos.

    Um abraço

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