Caros,

Estou lendo o seguinte livro: Fundamentos do Gerenciamento de Serviços de TI. Escrito por Marcos André dos Santos Freitas.

A seguinte definição no livro me chamou a atenção pela simplicidade e facilidade de entendimento:

“ISO, PMBOK, COBIT e ITIL não são modelos exclusivos e funcionam melhor se utilizados em conjunto. Um sistema de gestão baseado na ISO 9000 auxilia a empresa a trabalhar em uma estrutura de gestão por processos. O PMBOK auxilia os profissionais de projetos a gerenciarem os programas e projetos da empresa com qualidade. O COBIT estabelece objetivos de controle que servem como base para medir a maturidade e conformidade de TI com o negócio.”

“ITIL não é uma regra obrigatória a ser seguida, é um conjunto de recomendações baseadas em boas praticas de Gerenciamento de Serviços de TI.”

Planejamento Estratégico da Empresa => Negócio da Empresa

Sistema de Gestão da Qualidade => ISO 9000

Portfólio de Projetos ou Programas => PMBOK

Departamento de TI

Objetivos de Controle da TI => COBIT

Processos Internos da TI => ITIL e MOF

Paralelo ao ITIL nasceu o MOF – Microsoft Operations Framework: é uma estrutura de melhores práticas formada por guias, princípios e atividades que ajudam a planejar, entregar, operar, gerenciar e melhorar serviços e soluções de TI, de forma confiável e padronizada.

Para conhecer uma Visão Geral do MOF, sugiro assistirem o seguinte vídeo: http://www.youtube.com/v/w-Xt0xI0RP0&hl=pt-br

Caso tenham maior interesse pelo Projeto MOF, acessem o seguinte site: www.mof.com.br.

Abraços.

Erivelto Postai.

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Share →

One Response to Gerenciamento de Serviços de TI

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>