Ola Leitores,

Desde as primeiras versões do Exchange Server, o Information Store Integrity Checker (ISInteg) ofereceu aos administradores do Exchange uma maneira de verificar a integridade do banco de dados de pasta pública e caixas de correio. O ISInteg verifica e corrige erros de banco de dados do Exchange que podem impedir a montagem do banco de dados, o usuário de fazer logon, receber e-mail, abrir ou excluir e-mail. Para saber mais sobre o ISInteg clique aqui.

No Exchane 2010 SP1, o ISInteg não é mais um programa autonomo. A funcionalidade fornecida pela ferramenta pode ser mostrada em dois novos cmdlets do Shell de Gerenciamento do Exchenge:

  • New-MailboxRepairRequest
  • New-PublicFolderDatabaseRepairRequest

Abaixo, listo algumas das novas funcionalides que estão disponiveis com estes novos cmdlets:

  • Os cmdlets funcionam como o banco de dados montado. Não é mais necessário desmontar o banco de dados para executar uma verificação de integridade ou correção de erros.
  • Você pode reparar danos lógicos em nível de caixa de correio.
  • Você pode corrigir as pastas de pesquisas corrompidas.
  • Você pode corrigir Provisional Fid.
  • Você pode corrigir Aggregate Counts.

New-MailboxRepairRequest

Use o cmdlet New-MailboxRepairRequest para detectar e corrigir corrupção de caixa de correio. Execute este comando em uma caixa de correio específica ou em um banco de dados. Enquanto esta tarefa estiver em execução, o acesso à caixa de correio é interrompido, mas somente para a caixa de correio que está sendo reparada. Se você estiver executando este comando em um banco de dados, somente a caixa de correio que está sendo reparada é interrompida. Todas as outras caixas de correio no banco de dados permanecem em operação. FANTÁSTICO. Para evitar qualquer problema de desempenho, há limites colocados no número de solicitações de reparo simultâneo que podem ser submetidos por servidor. Só uma solicitação pode ser ativa para um reparo de nível de banco de dados, ou até 100 solicitações podem ser ativas para um reparo de nível de caixa de correio, por servidor.

O cmdlet New-MailboxRepairRequest detecta e corrige os seguintes tipos de corrupções de caixa de correio:

  • Corrupções de pasta de pesquisa (SearchFolder).
  • Agrega a contagem de pastas que não estão refletindo os valores corretos (AggregateCounts).
  • Exibições de pastas não estiverem retornando conteúdo correto (FolderView).
  • Pastas provisionadas que estão apontando incorretamente para pastas pai que não são provisionadas (ProvisionedFolder).

Este exemplo detecta e repara todos os modos de exibição de pasta para caixa de correio erivelto@postai.com.br:

New-MailboxRepairRequest -Mailbox erivelto@postai.com.br -CorruptionType FolderView

Este exemplo somente detecta e informa em problemas de corrupções nos ProvisionedFolder e SearchFolder para a caixa de correio de Erivelto Postai. Este comando não repara a caixa de correio:

New-MailboxRepairRequest -Mailbox erivelto -CorruptionType ProvisionedFolder,SearchFolder –DetectOnly

Este exemplo detecta e repara AggregateCounts para todas as caixas de correio no banco de dados de caixa de correio MDB01:

New-MailboxRepairRequest -Database MDB01 -CorruptionType AggregateCounts

Esse exemplo detecta e repara todos os tipos de corrupção para a caixa de correio e arquivo morto de Erivelto Postai:

New-MailboxRepairRequest -Mailbox erivelto -CorruptionType ProvisionedFolder,SearchFolder,AggregateCounts,Folderview -Archive

New-PublicFolderDatabaseRepairRequest

Use o cmdlet New-PublicFolderDatabaseRepairRequest para detectar e corrigir os problemas de replicação no banco de dados de pasta pública. As pastas públicas no banco de dados de pasta pública ainda podem ser acessadas enquanto a solicitação estiver em execução. No entanto, o acesso não está disponível para a pasta pública que está sendo reparada.

OBS.: Depois que você inicia a solicitação de reparo, o processo não pode ser parado a menos que você desmonte e monte o banco de dados.

Este exemplo detecta e repara os problemas de replicação no banco de dados de pasta pública PFDB01:

New-PublicFolderDatabaseRepairRequest -Database PFDB01 -CorruptionType ReplState

Este exemplo somente detecta e relata os problemas de replicação no banco de dados de pasta pública PFDB02:

New-PublicFolderDatabaseRepairRequest -Database PFDB02 -CorruptionType ReplState –DetectOnly

Visualização de relatórios nos eventos.

Depois de solicitar o reparo de caixa de correio ou pasta publica você pode monitorar o progresso com o Visualizador de Eventos do Windows. Os eventos são registrados na origem do MSExchangeIS Mailbox Store.

Estes eventos são registrados com os seguintes IDs de Eventos:

  • 10047: Uma solicitação de reparo de caixa de correio iniciada.
  • 10064: Um pedido de reparação de pasta publica foi iniciado.
  • 10048: O pedido de reparação foi concluído com êxito.
  • 10050: A tarefa de solicitação de reparo de caixa de correio ignorou uma caixa de coreio.
  • 10059: Uma solicitação de reparo de banco de dados foi iniciada.
  • 10062: Corrupção foi detectada.

IMPORTANTE: Os eventos de reparação só aparecerão no servidor de caixa de correios onde se encontra a caixa de correio ou pasta publica a ser reparada. A tarefa será executada no banco de dados onde se encontra a caixa de correio e os eventos serão gerados no servidor onde este banco de dados estiver hospedado.

É isso ai pessoal, caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato www.postai.com.br.

 

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Tagged with →  
Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>