Olá Leitores.

Nós, administradores do Exchange Server, devemos ficar atentos a atualizações que nos trazem correções e novidades no produto. Quando temos um ambiente onde nossos servidores de banco de dados encontram-se em DAG ( Database Availability Group ), apesar de ser um processo fácil, devemos tomar certos cuidados que irei descrever abaixo.

Quando, em um servidor Windows, utilizamos a ferramenta do Windows Update, este nos oferece acesso a estas atualizações e de maneira automatizada, nos permite efetuar a instalação, sendo às vezes necessário reinicio do servidor.

Contudo, é recomendável baixar os pacotes cumulativos de atualização do Centro de Download da Microsoft e instalá-los manualmente. Ao instalar um pacote cumulativo de atualizações em um servidor membro de um DAG, vários serviços serão interrompidos durante a instalação, inclusive todos os serviços do Exchange e o serviço Windows Cluster.

O processo geral para instalar pacotes cumulativos de atualizações em um membro do DAG é:

  • Execute o script StartDagServerMaintenance.ps1 para colocar o membro do DAG no modo de manutenção e prepará-lo para a instalação de pacote acumulativo de atualizações.
  • Instale o pacote cumulativo de atualizações.
  • Use o script StopDagServerMaintenance.ps1 para tirar o membro do DAG do modo de manutenção e colocá-lo novamente em produção.
  • Opcionalmente, reequilibre o DAG usando o script RedistributeActiveDatabases.ps1.

Este processo também pode ser usado para instalar atualizações de sistema operacional do Microsoft Update.

Para atualizar todos os membros do DAG, execute os procedimentos a seguir em cada membro do DAG, um por vez.

Abra o Exchange Management Shell, dentro do servidor a ser atualizado, e digite:

cd $exscripts

O comando acima, ira leva-lo diretamente ao diretório onde se localizam os scripts do Exchange Server.

Execute o seguinte comando no Shell de Gerenciamento do Exchange do diretório de Scripts:

.StartDagServerMaintenance.ps1 <ServerName>

A opção <ServerName> é o nome do servidor que esta sendo atualizado. Por exemplo, o nome do meu servidor é MDBSRV00. Abaixo o exemplo do comando em meu cenário:

.StartDagServerMaintenance.ps1 MDBSRV00

Instale o pacote cumulativo de atualizações:

  1. Feche todas as ferramentas de gerenciamento do Exchange.
  2. Clique com o botão direito no arquivo do pacote cumulativo de atualizações do Exchange (arquivo .msp) baixado, e selecione Aplicar.
  3. Na página Bem-vindo, clique em Avançar.
  4. Na página Termos de Licença, leia os termos da licença, selecione Aceito os Termos da Licença e, em seguida, clique em Avançar.
  5. Na página Conclusão, clique em Concluir.

Novamente, abra o Exchange Management Shell, dentro do servidor que esta sendo atualizado, e digite:

cd $exscripts

O comando acima, ira leva-lo diretamente ao diretório onde se localizam os scripts do Exchange Server.

Execute o seguinte comando no Shell do diretório Scripts:

.StopDagServerMaintenance.ps1 <ServerName>

A opção <ServerName> é o nome do servidor que esta sendo atualizado. Por exemplo, o nome do meu servidor é MDBSRV00. Abaixo o exemplo do comando em meu cenário:

.StopDagServerMaintenance.ps1 MDBSRV00

Para obter mais informações sobre os scripts StartDagServerMaintenance.ps1 e StopDagServerMaintenance.ps1, consulte o artigo: Exchange Server 2010 – Executando Manutenções Em Um Mebro do DAG.

Depois de tudo pronto, você ainda pode executar o seguinte comando no Shell do diretório Scripts para opcionalmente equilibrar o DAG pela preferência de ativação e para produzir um relatório quando o equilíbrio estiver completo:

.RedistributeActiveDatabases.ps1 -DagName <DAGName> -BalanceDbsByActivationPreference –ShowFinalDatabaseDistribution

A opção <DAGName> é o nome que você especificou na criação do seu DAG. Por exemplo, o nome do meu DAG é DAGSRV00. Abaixo o exemplo do comando em meu cenário:

.RedistributeActiveDatabases.ps1 -DagName DAGSRV00 -BalanceDbsByActivationPreference –ShowFinalDatabaseDistribution

É isso ai pessoal, caso tenha qualquer dúvida, é só entrar em contato www.postai.com.br.

Abraços,

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Tagged with →  
Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>