Caros Leitores, neste post, iremos mostrar exemplos de como executar a recuperação de item único, no Exchange Server 2010. Este post é continuação de outros três posts, inclusive recomendo a leitura dos mesmos na seguinte ordem:

  1. Exchange Server 2010 – Informações sobre itens recuperáveis
  2. Exchange Server 2010 – Ativar Itens Recuperáveis
  3. Exchange Server 2010 – Configurar a Recuperação de Item Único

Para relembrar a recuperação de item único fornece uma camada adicional de proteção para que você, administrador do Exchange Server, possa recuperar itens que foram excluídos acidentalmente por um usuário ou um processo automatizado, como exemplo, o Assistente de pasta gerenciada.

Para usar este recurso, é importante para o administrador do Exchange Server, saber quais são as CAL (Licença de Aceso para Cliente) de usuários disponíveis.

Se a Caixa de Correio que você esta efetuando a busca tiver uma Enterprise CAL, você poderá usar o recurso de Pesquisa em várias caixas de correio no Painel de Controle do Exchange (ECP) ou ainda, o cmdlet New-MailboxSearch no Shell do Exchange. Também é permitida a pesquisa em várias caixas de correio ao mesmo tempo.

Para caixas postais que possuem a Standard CAL, o único método permitido para recuperação de itens “perdidos” é o cmdlet Search-Mailbox, que também pode ser usado em caixas postais que possuem Enterprise CAL.

Vamos a alguns exemplos…..

Pesquisar e recuperar itens perdidos

Obs.: Não é possível executar este item pela Console de Gerenciamento do Exchange (EMC).

A primeira etapa do processo de recuperação é pesquisar as mensagens na caixa de correio de origem. Use o método a seguir para buscar em uma caixa de correio de usuário e copiar mensagens para uma caixa de correio de descoberta.

Este exemplo pesquisa mensagens na caixa de correio do Erivelto Postai que atendam aos seguintes critérios:

  • Remetente: Erivelto Postai
  • Palavra-chave: WRA

Search-Mailbox “Erivelto Postai” -SearchQuery “from:’Thiago Batista’ AND WRA” -TargetMailbox “Discovery Search Mailbox” -TargetFolder “Erivelto Postai Recovery” -LogLevel Full

Obs.: Ao usar o cmdlet Search-Mailbox, você pode direcionar a busca utilizando o parâmetro SearchQuery para especificar uma consulta formatada usando a AQS (Sintaxe de consulta avançada). Você também pode usar a opção SearchDumpsterOnly para pesquisar apenas itens no dumpster.

Restaurar Itens Recuperados

Obs.: Não é possível executar este item pela Console de Gerenciamento do Exchange (EMC).

Depois que as mensagens tiverem sido recuperadas para uma caixa de correio de descoberta, você poderá restaurá-las para a caixa de correio do usuário, usando o cmdlet Search-Mailbox. Você também pode usar os cmdlets New-MailboxExportRequest e New-MailboxImportRequest para exportar as mensagens ou para importá-las a partir de um arquivo .pst.

O exemplo abaixo restaura as mensagens para a caixa de correio de Erivelto Postai e as exclui da Caixa de correio de pesquisa de descoberta:

Search-Mailbox “Discovery Search Mailbox” -SearchQuery “from:’Thiago Batista’ AND WRA” -TargetMailbox “Erivelto Postai” -TargetFolder “Recovered Messages” -LogLevel Full –DeleteContent

Este exemplo usa as configurações a seguir para exportar mensagens da pasta Erivelto Postai Recovery na pasta Discovery Search Mailbox para um arquivo .pst.

New-MailboxExportRequest -Mailbox “Discovery Search Mailbox” -SourceRootFolder “Erivelto Postai Recovery” -ContentFilter {Subject -eq “planos de viagem erivelto”} -FilePath MeuServidorSuportePSTEriveltoPostaiRecovery.pst

Este exemplo importa mensagens a partir de um arquivo .pst para a pasta Recuperada pelo Suporte Técnico WRA na caixa de correio de Erivelto Postai:

  • Caixa      de correio: Erivelto      Postai
  • Pasta      de destino:      Equipe de Suporte WRA
  • Caminho      do arquivo PST MeuServidorSuportePSTEriveltoPostaiRecovery.pst     

New-MailboxImportRequest -Mailbox “Erivelto Postai” -TargetRootFolder “Equipe de Suporte WRA” -FilePath MeuServidorSuportePSTEriveltoPostaiRecovery.pst

Espero que este post o ajude e caso tenha qualquer duvida, entre em contato pelo e-mail erivelto@postai.com.br ou faça seu comentário no post.

Abraços,

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Tagged with →  
Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>