Caros Leitores, neste post, iremos mostrar exemplos de como configurar a recuperação de item único, no Exchange Server 2010. Este post é continuação de outros dois posts, inclusive recomendo a leitura dos mesmos na seguinte ordem:

  1. Exchange Server 2010 – Informações sobre itens recuperáveis
  2. Exchange Server 2010 – Ativar Itens Recuperáveis

Quando um usuário exclui itens da pasta padrão Itens Excluídos usando as ações Delete, Shift + Delete ou esvazia a Pasta de Itens Excluídos, os itens são movidos para a pasta Itens RecuperáveisExclusões. O tempo de permanência dos itens excluídos nesta pasta é baseado nas configurações da retenção de itens excluídos definida para a caixa de correio ou para o banco de dados da caixa de correio. Por padrão, o banco de dados de uma caixa de correio é configurado para reter itens excluídos por 14 dias. A cota de aviso de Itens Recuperáveis e a cota de Itens Recuperáveis são definidas, respectivamente, como 20 GB e 30 GB.

Observação: Antes que o tempo de retenção dos itens excluídos expire, os usuários do Microsoft Outlook e Microsoft Outlook Web App (OWA) podem recuperar itens excluídos usando o recurso Recuperar Itens Excluídos.

A configuração de retenção de itens excluídos e as cotas de itens recuperaveis, não podem ser feitas via EMC (Console do Microsoft Exchange), ela só é possível ser configurada via Power Shell.

Abaixo, irei demonstrar quatro exemplos, em Power Shell, de possíveis configurações de recuperações de itens únicos.

Usar o Power Shell para configurar a retenção de itens excluídos em uma caixa de correio

O exemplo abaixo configura a caixa de correio de Erivelto Postai para que retenha itens excluídos por 30 dias.

Set-Mailbox -Identity “Erivelto Postai” -RetainDeletedItemsFor 30

Usar o Power Shell para configurar cotas de itens recuperáveis em uma caixa de correio

Este exemplo configura uma cota de aviso para itens recuperáveis de 12 GB e uma cota para itens recuperáveis de 15 GB para a caixa de correio de Erivelto Postai.

Set-Mailbox -Identity “Erivelto Postai” -RecoverableItemsWarningQuota 12GB -RecoverableItemsQuota 15GB -UseDatabaseQuotaDefaults $false

Observação: Para configurar uma caixa de correio para que use cotas diferentes para itens recuperáveis do que o banco de dados da caixa de correio em que reside, é necessário definir o parâmetro UseDatabaseQuotaDefaults para $false.

Usar o Power Shell para configurar a retenção de itens excluídos no banco de dados de uma caixa de correio:

Este exemplo configura um período de retenção de itens excluídos de 10 dias para o banco de dados da caixa de correio MDB2.

Set-MailboxDatabase -Identity MDB2 -DeletedItemRetention 10

Usar o Power Shell para configurar cotas de itens recuperáveis no banco de dados de uma caixa de correio:

Este exemplo configura uma cota de aviso para itens recuperáveis de 15 GB e uma cota para itens recuperáveis de 20 GB no banco de dados da caixa de correio MDB2.

Set-MailboxDatabase -Identity MDB2 -RecoverableItemsWarningQuota 15GB -RecoverableItemsQuota 20GB

Para saber mais sobre o comando Set-MailboxDatabase, você pode consultar as páginas do Tech Net acessando o seguinte endereço:

http://technet.microsoft.com/pt-br/library/bb123971.aspx

Abraços,

Sobre Erivelto Postai

Erivelto Postai Silva escreveu 28 artigos no blog.

Há 12 anos, atuando na área de Tecnologia da Informação, com vivencia em gerenciamento, desenvolvimento e implantação de projetos, voltados a empresa de pequeno, médio e grande porte. Atualmente, atuando como Gerente de Infraestrutura de TI na Empresa WRA Gestão em Tecnologia da Informação. Responsável por gerenciamento de projetos e também líder da equipe de infraestrutura. Experiência na implantação de servidores de gerenciamento, segurança de borda, servidores de mensageria, servidores de colaboração, gerenciamento de estações de trabalho, licenciamento de software, gerenciamento de ativos de software, MOF, ITIL.

Tagged with →  
Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>