Planejando a Implantação do Office: Avaliando o Ambiente

Este artigo faz parte de uma sequencia de artigos, leia o anterior:

Configurando e implantando o Office: Introdução

Qual é o modo que a equipe de implantação utiliza para administrar as tarefas relacionadas ao Office atualmente? Documente todas as práticas e requisitos atuais, tenha em mente tudo que é feito para prosseguir com o planejamento e implantação.

Via http://deploy.itlead.com.br

Segurança

Toda corporação deve ter seus requisitos de segurança, sejam eles precários ou eficientes, devem existir. Documente tudo, seja controle de recursos do IE, proteção de documentos da rede, assim como opções de privacidade e bloqueio de formatos de arquivos utilizados pela corporação.

Mensageria

Os e-mails e demais sistemas de comunicação possuem algum requisito de interface do usuário? Monitoramento de antivírus, controle via GPO, melhora no desempenho da estação baseado no limite de arquivos .PST, ou controle efetivo fazendo uso de um servidor de e-mail (Exchange), documente o cenário para não fugir as políticas da empresa.

Aplicativos

Quais são os aplicativos comumente utilizados pelos usuários? Analise a licença do produto, o que o usuário poderá utilizar e o que de fato ele está utilizando? O gerenciamento da equipe baseado em confiança pode levar o administrador da rede a indicar um cenário não condizente com a realidade. Sistemas na rede que oferecem resultados lógicos ajudam nesse processo, o System Center Configuration Manager, por exemplo, oferece inventários que cruzam informações como: Licença existente X Uso efetivo, desta forma é possível verificar que podem existir usuários sem licença usando Office e usuário com Licença que não o usa.

Padrões e permissões

Existem padrões de interface? Os usuários podem estranhar configurações diferenciadas, o que diminui o rendimento caso não houver treinamento, qualquer menu omitido ou reposicionado já é motivo de insatisfação, muitos padrões podem ser obtidos fazendo uso de diretivas de grupo. Dimnua o impacto do usuário, se houver grandes alterações, faça treinamentos, não deixe que o usuário tenha essa surpresa em ambiente de produção.

Com todas as informações em mãos é possível analisar qual ferramenta de implantação se encaixa no cenário.

Em ambientes grandes e complexos onde existe uma grande modificação de configurações e um alto número de implantações, o SCCM é a ferramenta mais indicada, pois existe um maior número de recursos incluindo agendamentos e relatórios. O Office também pode ser instalado via scripts de inicialização.

Para personalizar as configurações existem as opções de diretiva de grupo e OCT.

Diretiva de grupo

É possível definir diretivas de grupo a partir das configurações do modelo administrativo, usuários não administradores não podem realizar qualquer tipo de modificação, pois as diretivas são impostas.

OCT

Com o comando /admin no prompt de comando após o setup.exe do Office, cria-se um arquivo de personalização .MSP que poderá ser salvo no diretório Updates na instalação do Office, as configurações são utilizadas como preferenciais e os usuários poderão alterar na sequencia. Essa opção é muito interessante para implantações padrões em massa, vários detalhes podem ser configurados na instalação dos recursos do Office.

Depois do ambiente avaliado, está na hora de planejar as configurações gerenciadas com base nos requisitos de segurança e de negócios.

Sobre Tiago Maraldi

Tiago Maraldi Rozão escreveu 22 artigos no blog.

Share →

One Response to Configurando e implantando o Office: Parte 2

  1. [...] sobre diversas soluções para IT Pro. Saiba Mais Parar compartilhamento Rede. Configurando e implantando o Office: Parte 2 Planejando e Implantando o Office: Introdução By Tiago Maraldi On August 17, 2012 · Add [...]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>