Vamos mostrar aqui os três principais conceitos em ITIL® V3.

Função.

Função para ITIL® V3 é considerado um equipe ou grupo de pessoas e ferramentas que são utilizadas para conduzir um ou mais processos ou atividades, neste caso podemos presenciar em muitas empresas a Central de Serviços (Service Desk) como sendo uma função, pois em muitos casos está é exercida por um grupo de pessoas definidas.

Processos.

Processos em ITIL® V3 são considerados um conjunto estruturado de atividades elaboradas para alcançar um determinado objetivo.  O processo utiliza uma ou mais entradas (incidentes, problemas, mudança) e transforma em saídas definidas. Um processo pode incluir quaisquer papeis ferramentas, controle gerencial necessário para que possam entregar um resultado esperado de maneira confiável. Cada processo pode seguir um conjunto de regras, normas, recomendações para que possam alcançar com as entradas, as saídas definidas, com confiabilidade.

Serviços.

Serviço em ITIL® V3 é um meio de fornecer algo que um cliente perceba como tendo certo valor, facilitando a obtenção de resultados que os clientes, desejam, sem que eles tenham que arcar com a propriedade de determinados custos e riscos, ou seja, o cliente busca nos serviços algo que atenda as suas necessidades, mas ele não estaria disposto ou não teria condições de arcar com custos e riscos necessários sem a intervenção de um terceiro, como manutenção, por exemplo, ele pode contratar um serviço e pagar a esta empresa que lhe vendeu o serviço uma manutenção periódica neste serviço ou produto, e ele não precisaria arcar com treinamento de uma pessoa para realizar tal atividade, não seria necessário realizar a aquisição de matérias para realizar a manutenção entre outros.

Bom espero que através deste post os três conceitos relacionados a Função, Processos e Serviços tenham sido esclarecidos, caso tenha ficado com alguma duvida ou julgue necessário complementar o artigo, sinta-se a vontade para comentar.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Tagged with →  
Share →

One Response to Conceitos do ITIL® V3.

  1. Show de bola eu esto gostando muito dos padrões itil, apesar de estar estudando muito o pmbook, sem duvidas ajuda muito há não deixarmos falhas no projeto e encontrar as existentes antes de dar prejuizos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>