Como todos nós sabemos a necessidade de comunicação fácil, a qualquer momento e de qualquer lugar tem se tornado necessário, principalmente nas empresas, mas será que as mesmas estão se adaptando a esta necessidade?

  • Comunicação Homogênea.

Assim como em muitas empresas que possuem seus computadores dos mais diversos modelos, com sistemas operacionais distintos, programas diferentes, alguns com tecnologia X outros com tecnologia Y, a comunicação tem seguido este mesmo caminho, alguns utilizam celulares particulares, outros utilizam celulares da empresa, outros utilizam apenas o telefone fixo, já outros utilizam programas de comunicação instantânea e por ai vai, ou seja, o mercado de comunicação tem se tornado a cada dia mais heterogêneo.

Da mesma forma que as empresas devem pensar em um cenário homogêneo para o seu parque de computadores, elas devem começar a abrir os olhos quanto à comunicação.

  • É fácil encontrar quem você quer com uma comunicação heterogênea?

Seguindo os exemplos de comunicação citados acima, digamos que você queira falar com a pessoa X, será que você conseguira encontra-la de forma fácil? Ou será necessário “vasculhar” de diversas formas até chegar ao contato e comunicação com esta pessoa? E após conseguir o seu contato, será que você terá sucesso no mesmo?

  • Onde entra o Lync Server nesta história?

O Lync Server 2010 é uma ferramenta de comunicação, – caso queira saber um pouco mais sobre o produto, acesse Introdução ao Lync Server 2010 – com o Lync Server é possível se comunicar através de uma única ferramenta, através do computador, celular e/ou telefone fixo, sendo possível utilizar a ferramenta através de um aplicativo do próprio Lync 2010, via Browser, entre outros – para mais informações, acesse Clientes Lync Server 2010 – ou seja, através do Lync Server 2010, você consegue criar um ambiente homogêneo de comunicação na sua empresa.

  • Porque optar pelo Lync Server?

Como dito anteriormente o Lync Server 2010 irá criar um ambiente homogêneo de comunicação em sua empresa e isto já o coloca a frente dos métodos tradicionais, vou listar alguns outros motivos abaixo:

  • Encontrar a pessoa que você precisa conversar torna-se uma tarefa fácil.
  • É possível se comunicar via mensagem, áudio e/ou vídeo.
  • Histórico de conversas, ou seja, é possível manter um histórico de conversas, caso precise de alguma informação posteriormente.
  • Gravar uma vídeo conferência ou áudio conferência, caso precise que outras pessoas a assistam depois.
  • Se comunicar de diversos dispositivos diferentes necessitando apenas de acesso a internet, para comunicação com seus servidores Lync.

Poderia citar outros diversos motivos para se utilizar o Lync Server na sua empresa, estes são apenas alguns dos motivos que podem incentivar você e sua empresa a utilizarem o mesmo.

Caso queira saber um pouco mais do produto acesse o Site Oficial () e a Biblioteca do Produto ().

  • É possível alcançar um método de comunicação homogênea?

Como mostrado à cima Sim, o Lync Server é uma ferramenta que possibilita de forma excelente esta comunicação homogênea, através dele você poderá ter uma comunicação homogênea, além de outros diversos motivos como reunião on-line, apresentações, vídeo chamada, histórico de conversas e por ai vai.

Espero que este artigo possa abrir o seu olho “gestor”, para esta necessidade que em muitos casos está sendo deixada de lado.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>