Os eventos são essenciais para analisarmos o que de fato está ocorrendo em nossas estações, muitas vezes nos perdemos com tanta informação, mas é possível filtrar e para isso basta criar eventos personalizados no Windows, estes aos quais podemos acompanhar o comportamento do serviço ou ferramenta em particular.

Criei o evento em um Windows Seven Enterprise 64 bits, mas acredito que não tenha diferença entre as demais versões (Windows 7).

Para criar um evento e acompanhar a ação das GPO’s em seu computador, faça o seguinte:

1 – Abra o Event Viewer;

2 – Clique em: Create Custom View ou em português, Criar módulo de exibição personalizado, conforme marcação na imagem;

image

3 – Siga pelos logs personalizados até chegar no evento que desejamos: Application and Services logs > Microsoft > Windows > Group Policy;

image

4 – Marque Group Policy, clique em OK e de um nome a seu novo filtro.

Observe que em Custom Views, seu novo filtro de eventos foi criado.

clip_image003

Ao clicar no filtro, você poderá acompanhar todos os eventos relacionados a ações as quais as GPO’s fazem em seu computador, tal evento pode ser interessante em homologações, por exemplo, uma série de GPO’s devem ser aplicadas em um ambiente contendo diversas máquinas com Windows 7, para você evitar surpresas desagradáveis no ambiente de produção, é importante que crie uma máquina a parte para realizar todos os testes e visualizar todas as ações de uma GPO sobre a estação, este evento em questão poderá ser útil tanto nessa quanto em outras situações pontuais envolvendo as políticas de grupo.

Interessante no caso é que não podemos nos prender ao caso em questão, são diversas as possibilidades de personalização dos eventos, fazer uso desta ferramenta poderá lhe auxiliar no dia a dia.

Sobre Tiago Maraldi

Tiago Maraldi Rozão escreveu 22 artigos no blog.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>