Olá pessoal, estamos de volta com a terceira parte do nosso artigo sobre migração de Microsoft Windows Small Business 2008 para 2011.

Quando você executar a instalação do SBS 2011 Standard no modo de migração no servidor de destino, serão executadas as seguintes tarefas:

- O SBS 2011 será instalado no hardware de destino;

- O Servidor de destino será associado ao domínio existente legado do SBS 2008, onde poderá trabalhar juntamente com o servidor de origem como membros do domínio AD DS, dentro de um período de 21 dias, ao qual no término deste prazo o servidor de destino deverá assumir o papel FSMO;

Uma mensagem de erro é adicionada nos logs de eventos a cada dia dentro do prazo da migração até que haja a remoção do servidor de origem e o servidor de destino venha a se tornar o mestre FSMO da rede.

- O servidor de destino torna-se um catálogo global, ao qual gerencia um repositório de dados distribuídos, contendo uma representação de cada objeto do domínio no AD DS;

- O servidor torna-se servidor de licenciamento do site;

- O serviço DHCP é instalado e configurado no servidor de destino, porém, apenas um servidor DHCP pode estar ativo na rede. A responsabilidade pela gestão do serviço de servidor DHCP é transferida do Servidor de Origem para o Servidor de Destino. Deve-se conferir se não há dois serviços DHCP ativos na rede para não ter problema.

Depois que o Windows SBS 2011 Standard é instalado, ao qual não entraremos em detalhes do processo de instalação do SO no hardware, você deve executar o Assistente de Migração para migrar as configurações e dados do servidor de origem para o Servidor de Destino. Você pode usar o Assistente de Migração apenas se o servidor de origem está executando o Windows SBS 2003, o Windows SBS 2008 ou Windows SBS 2011 Standard. Você pode, no entanto, rever o processo de migração para obter informações sobre os dados que você deve migrar e, em seguida, use as instruções que se aplicam ao seu ambiente.
Algumas tarefas no Assistente de Migração são necessárias e algumas são opcionais. Você deve concluir as tarefas necessárias na ordem em que estão listados no Assistente. Você pode pular tarefas opcionais ou concluí-las em um momento mais conveniente.

Como já citado, você tem para concluir a migração, 21 dias a partir do momento que terminar de instalar o Windows SBS 2011 Standard. Você pode sair do assistente a qualquer momento e retornar mais tarde para terminá-lo. Para sair do Assistente de Migração, clique em Cancelar. Quando você reiniciar o assistente, ele abrirá a página inicial e poderá começar a tarefa de migração seguinte.
Por padrão, a política de senha do Windows SBS 2011 é configurado para exigir senhas fortes. Se você não optar pelas políticas de senhas fortes no servidor de origem, você deve redefinir as contas de usuários que migraram com senhas fracas para atender a nova política de senha. No entanto, você poderá alterar o padrão das políticas de senha através da caixa de diálogo “Alterar Politicas de Senha” em “Usuários e Grupos” do SBS 2011 Standard Console.

Configure o redirecionamento de pasta no servidor de destino

Com a conclusão da instalação  do Windows SBS 2011, os dados dos usuários em “RedirectedFolders” no servidor de destino por padrão está na unidade C. Se você usar o redirecionamento de pasta no servidor de origem ou, se você pretende começar a usar o redirecionamento de pasta quando você terminar de migrar para o Windows SBS 2011 standard, você deve mover os dados dos usuários redirecionados para outra partição ou disco rígido por questões de segurança.  Depois de mover os dados, você deve editar o redirecionamento de pasta objeto de Diretiva de Grupo no servidor de destino para alterar a localização dos dados dos usuários redirecionadas a partir do Servidor de Origem para o Servidor de Destino. Depois de terminar a migração de contas de usuários e grupos, você irá redirecionar pastas para o Servidor de Destino.

Para mover “RedirectedFolders”  e suas permissões para o servidor de destino

1. No Servidor de Destino, clique em Iniciar, clique com o botão direito em Prompt de Comando e clique em Executar como administrador.
2. Na caixa de diálogo Controle de Conta de Usuário  clique em Continuar.
3. No prompt de comando, digite o seguinte:

Robocopy ServidorDeOrigemRedirectedFolders ServidorDeDestinoRedirectedFolders /E /COPYALL /R:10 /LEV:2 /LOG:C:Copyresults.txt

4. Ver em C:Copyresults.txt para verificar no log gerado se a pasta foi copiada com sucesso para o servidor de destino.
5. Clique em Iniciar, clique em Ferramentas administrativas e, em seguida, clique em Gerenciamento de Diretivas de Grupo.
6. Na caixa de diálogo Controle de conta de usuário, clique em Continuar.
7. No Gerenciamento de Diretivas de Grupo, no painel de navegação, expanda Floresta:

<NomeDeDominio>, expanda <Dominios>, expanda <NomeDeDominio> e expanda Objetos de Diretiva de Grupo. Clique com o botão direito do mouse em Small Business Server Folder Redirection Policy e clique em Editar.
9. No painel  do Editor de Gerenciamento de Diretiva de Grupo, expanda Configuração do usuário, expanda Diretivas, expanda Configurações do Windows e expanda o Redirecionamento de pasta.
Para atualizar o redirecionamento de pasta objeto de Diretiva de Grupo
10. Clique com o botão direito do mouse em Documentos e clique em Propriedades.
11. Na guia Destino, faça o seguinte:

    • Na guia Destino, caixa de seleção Configuração, clique em Básico – Redireciona pastas de todos us usuários para o mesmo local.
    • Em Caminho da Raiz, ServidorDeDestinoRedirectedFolders e clique em OK.

12. Feche o Editor de Gerenciamento de Diretiva de Grupo e em seguida, fechar o console de Gerenciamento de Diretivas de Grupo.

Os usuários devem fazer logoff e logon novamente para aplicar a alteração do redirecionamento de pasta para seus computadores. Isso garante que todas as pastas redirecionadas são transferidas para o Servidor de Destino. Opcionalmente, alguém com credenciais de administrador nos computadores clientes, poderão forçar uma atualização de Diretiva de Grupo, através do Prompt de comando com o comando gpupdate /force.
O servidor de origem e o servidor de destino deverão estar conectados à rede, enquanto as mudanças de política de grupo são atualizadas nos computadores clientes. Se você está prestes a rebaixar e desligar o servidor de origem da rede, garanta que as configurações de Diretiva de Grupo foram aplicadas a todos os computadores.

Na etapa de número 4 deste artigo, falaremos sobre os passos do Assistente de Migração do SBS 2011, uma forma de check-list para finalização do processo de migração.

Até lá pessoal !!!

Sobre Felipe Félix

Felipe Felix escreveu 10 artigos no blog.

Share →

One Response to Como migrar servidores SBS 2008 para 2011? – Parte 3

  1. Bruno Maximus says:

    Parabéns pelo tutorial, muito bom. Tenho uma dúvida.
    Com o arquivo de migração eu não consegui instalar. Então optei por não utiliza-lo e inserir manualmente as informações.
    Como eu inicio a instalação no modo de migração sem o arquivo de respostas? Após instalado, como eu faço para abrir o assistente de migração?

    Obrigado, parabéns.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>