Neste artigo irei expor quais são os clientes disponíveis para acesso ao Lync Server 2010, lembrando que estes aplicativos são os testados e homologados pela própria Microsoft, existem outros que não serão apresentados aqui, pois não foi a Microsoft quem criou os mesmos e consequentemente não garante o seu funcionamento e segurança.

O Microsoft Lync Server suporta vários tipos de clientes que você pode implantar para os usuários de sua organização.

Para uma comparação detalhada dos recursos fornecidos por diferentes clientes, consulte as Tabelas de Comparações entre clientes (http://technet.microsoft.com/en-us/library/gg425836.aspx).

  • Lync 2010.

Microsoft Lync 2010 é o cliente padrão das reuniões do Lync Server 2010. As características incluem presença e gerenciamento de contatos, mensagens instantâneas (IM), telefonia, e conferência A/V.

  • Lync Attendee 2010.

Microsoft Lync Attendee 2010 é um cliente que permite aos usuários que não possuem o Lync 2010 instalado, participem plenamente de reuniões do Lync Server 2010. Lync Attendee 2010 pode se instalado em uma base de usuários, assim você pode escolher seletivamente implantar esse cliente, ou permitir que os usuários façam o download do mesmo e instalem conforme necessário.

  • Lync Web App.

Microsoft Lync Web App é um cliente de conferência Web que suporta mais colaboração e compartilhamento de recursos do Lync, e o apresentador pode controlar reunião dial-in de conferência de voz.

Para usuários que não têm o Lync instalado, você pode oferecer esta opção de conferência quando não é prático ou possível instalar o Lync Attendee 2010. Todas as características em reunião com exceção do áudio do computador, vídeo e apresentação PowerPoint estão disponíveis para usuários do Lync Web App.

  • Lync Attendant 2010.

Microsoft Lync Attendant 2010 é um aplicativo de gerenciamento de chamadas integrado, que permite a uma recepcionista gerenciar varias conversas ao mesmo tempo, através de manipulação de chamada rápida, IM, e na tela de roteamento.

  • Lync Mobile 2010.

Microsoft Lync Mobile 2010 fornece mensagens instantâneas, presença, e telefonia para os usuários em sua organização que estão conectados a partir de um smartphone ou um telefone executando uma edição do Windows Mobile.

  • Lync Phone Edition 2010.

Microsoft Lync Phone Edition 2010 é um software que roda em telefones inteligentes “IP” (por exemplo, telefones conectados via USB) e suporta fazer e receber chamadas, a presença avançada é um recurso de cliente de áudio para conferências.

  • Add-in de Reunião on-line para Lync 2010.

Add-in de Reunião on-line para o Microsoft Lync 2010 suporta reunião de gestão a partir do Microsoft Outlook, cliente de mensagens e colaboração. Este software é instalado com o Lync 2010.

Estes são os aplicativos clientes para o Microsoft Lync Server 2010 disponibilizados pela Microsoft. Vale ressaltar que para a implantação de um excelente projeto, devemos analisar os mínimos detalhes, analisar qual o cliente que atendera melhor as necessidades dos diferentes usuários da rede pode fazer a diferença.

Pense bem nisto, espero que este artigo possa ser útil.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Share →

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>