Como muitos sabem em ITIL® V3 é aplicado o conceito de ciclos de vida, foi reestruturada a biblioteca de ITIL® V2 para uma melhor aplicação das boas praticas nas organizações.

Vamos definir aqui os objetivos que cada ciclo de vida aborda.

Estratégia de Serviço.

Em estratégia de serviço busca-se transformar o Gerenciamento de Serviços em Ativos Estratégicos para atender aos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, neste ciclo de vida busca-se analisar as informações que a empresa recebe, para que possa realizar uma estratégia baseada nestas informações.

Desenho de Serviço.

Em desenho de serviço busca-se orientar a concepção dos Serviços de TI para garantir a qualidade do serviço, a satisfação do cliente e a relação custo e beneficio na prestação de serviço, neste caso busca-se analisar a capacidade, disponibilidade, segurança entre outros, ou seja, neste caso você ira analisar boa parte dos recursos da TI, como fornecedor, a capacidade que pode ser entregue ao cliente, a segurança que pode ser implantada na organização entre outros, neste caso se desenha quais os “objetivos” que se pretende alcançar, de que forma pode ser adquirido e com quais recursos de software, hardware e pessoas.

Transição de Serviço.


Em transição de serviço busca-se orientar o desenvolvimento de recursos para a implementação de serviços novos ou modificados na operação de TI, busca-se também garantir que os objetivos definidos em Estratégia de Serviço e planejados no Desenho de Serviço podem e devem ser realizada nos serviços m operação para controlar e diminuir riscos de problemas ou interrupções no serviço, ou seja, neste caso a Transição torna-se responsável pelo acompanhamento de todas as atividades que a TI está exercendo para entregar os serviços com qualidade e sem maiores problemas, mesmo durante a execução quando após o serviço já estiver implantado.

Operação de Serviço.

Em operação de serviço busca-se orientar sobre como alcançar a eficácia e eficiência na entrega e suporte dos serviços para garantir o valor esperado pelo cliente e o atendimento dos objetivos estratégicos da empresa, ou seja, neste caso o objetivo é evitar que a solicitação não seja atendida em tempo pré-definido ou que as solicitações sejam esquecidas, neste ciclo de vida busca-se atender as requisições e necessidades encontradas pela empresa contratante do serviço o mais rápido possível e com melhor eficaz.

Melhoria Continuada de Serviço.

Em melhoria continuada de serviço buscam-se identificar os resultados adquiridos após a contratação dos serviços de TI, quais foram os pontos fortes e fracos, o que pode ser melhorado para que traga mais valor ao Negocio, ou seja, neste caso é necessário um levantamento dos outros ciclos de vida para diminuir os problemas e interrupções causados pela utilização de TI, agregando ainda mais valor ao Negocio, sem que isto afete os serviços que já estão em pleno funcionamento.

Bom por hoje é isto, espero que este artigo possa agregar um conhecimento básico sobre os ciclos de vida de ITIL® V3, sintam-se a vontade para completar o pensamento sobre os ciclos de vida e tirar suas duvidas.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

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One Response to Ciclos de vida do ITIL® V3.

  1. Mailson says:

    Boa noite,

    Parabéns pelo ótimo artigo sobre os ciclos de vida, mas gostaria de ver por aqui ou ter alguma explicação sobre a auditoria de processos de TI com o ITIL v3.

    Obrigado.

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