Venho descrevendo em diversos artigos algumas boas praticas recomendadas por ITIL, mas muitos poderiam se perguntar, realmente vale a pena investir nesta certificação.

Acredito que aqui teríamos dois grupos distintos de pessoas que poderiam buscar esta certificação e estes seriam:

  • Grupo Operacional.

Alguns poderiam julgar que pelo grupo operacional realizar as atividades pré-definidas e seguir regras de seus superiores, eles não precisariam ter tal conhecimento, pois estas boas praticas já deveriam vir definidas pelos superiores em suas respectivas atividades.

Em termos tal argumento teria logica, mas hoje principalmente em empresas de TI, está hierarquia fixa de “Gerentes passam as atividades, e o grupo operacional só realiza o que foi pedido”, deixou de existir, hoje temos uma maior autonomia de todos os colaboradores na empresa, ou seja, é possível vermos pessoas que trabalham no suporte de primeiro nível acrescentando atividades ou melhorando as existentes, vale ressaltar que na maioria dos casos é o Grupo Operacional que irá manter o contato dia a dia com o cliente, e desta forma ele poderá saber quais as melhores praticas se encaixam para que o atendimento melhore.


Acredito assim que o estudo e certificação em ITIL para o Grupo Operacional pode acrescentar de diversas formas a empresa, pelo fato de estar inteirado nestas melhores praticas e por conviver o dia a dia com as atividades operacionais, eles melhores do que ninguém saberia o que pode ser aplicado e trará benefícios, ou o que não pode trazer prejuízos a empresa.

 

Não que neste caso seja obrigação ter a certificação ITIL em mãos, julgo que neste caso o Conhecimento já basta, mas para provar o seu conhecimento em ITIL ou em qualquer outra ferramenta ou produto hoje em dia, torna-se muito mais fácil com a certificação em mãos, então acredito que assim você poderia provar de forma mais fácil tal conhecimento em uma busca de emprego, ou simplesmente para seus superiores e clientes.

  • Gerentes.

Para este grupo mais voltado por gerenciar projetos e organização da empresa de modo geral, julgo que tal certificação seria um grande diferencial, não pelo fato de contar no currículo, apesar de ser importante quando se busca um novo emprego, mas pelo fato de se tornar um aliado no momento de apresentar boas praticas aos clientes, desta forma é possível “provar” o seu conhecimento e entendimento destas boas praticas, gerando assim mais confiança para exercer o seu trabalho.

Neste caso julgo que assim como para o Operacional o conhecimento sobre tais praticas podem se tornar o diferencial, se utilizado de forma coerente e analisando caso a caso, pois como todos sabem existem exceções, desta forma seria possível ter um atendimento de qualidade, assim como o serviço de forma geral poderia ser melhor. Poderia dividir todos os processos e funções na empresa, aonde cada colaborador pudesse ter um melhor desempenho, e neste caso para uma melhor adaptação dos colaboradores, valeria muito a pena que tais pessoas tivessem inteiradas sobre as boas praticas de ITIL.

Para que o Gerente possa aplicar tais procedimentos, é necessário que o mesmo consiga transmitir o verdadeiro valor e quais os benefícios que se passaram a ter, assim como ele deveria receber a colaboração mútua dos colaboradores, para que os procedimentos sejam seguidos a risca e desta forma tais praticas possam trazer benefícios.

Acredito que a resposta está respondida: Vale a pena você buscar o conhecimento em ITIL e não necessariamente ter a certificação, apesar de ser mais fácil você provar o conhecimento com a certificação em mãos, sendo assim a certificação pode ser um bom rumo para buscar o conhecimento, por este motivo julgo que caso você esteja inteirado no assunto vale a pena realizar tal prova.

Acredito que seja isto, caso tenha algo a acrescentar sinta-se a vontade para comentar.

Abraço e até a próxima.

Sobre Thiago Batista

Thiago Batista escreveu 63 artigos no blog.

Fundador do Blog Gestão em TI, atuando como Administrador de Redes e um eterno aprendiz.

Tagged with →  
Share →

5 Responses to Certificação ITIL vale a pena investir?

  1. Rafael R says:

    Otimo artigo. Estou buscando a certificação ITIL e minha empresa está tentando tirar a ISO 20000 que se baseia em ITIL literalmente e não só por isso, mais para auto-conhecimento e profissionalismo eu quero me certificar. Uma dúvida que eu tenho é se aquele estudo teórico é item fundamental, ainda mais para eu que já atuo no ramo de TI a dois anos…

    • Rafael, aqueles itens teóricos são fundamentais para tirar a certificação.
      Muitos conceitos e siglas são requisitados na prova, o que só é adquirido através deste estudo, vale lembrar que mesmo que você trabalhe com TI há algum tempo, dificilmente
      você terá o total conhecimento destes assuntos, por tratar de diversos quesitos, como mudança, help-desk, entre outros.
      Recomendo fortemente que se for tirar a certificação faça estes estudos, mesmo que você tenha conhecimento do contexto geral e entenda a gestão de ITIL.

  2. Helcio Tadeu says:

    Por favor, sou estudante de engenharia mecânica, trabalho com gestão empresarial e controles diversos. Gostaria de saber se essa certificação seria útil para mim.

    Muitíssimo obrigado desde já

  3. Marcelo Farias Melo says:

    Vale a pena hoje ter a certificação ITIL eu passei em apenas uma semana… [editado]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>